quarta-feira, 8 de maio de 2013

Small is beautiful


Há uma certa tendência para se pensar que um restaurante pequeno não tem capacidade para vencer num mercado onde as grandes cadeias determinam as regras do jogo. Os clientes podem passar a porta de um restaurante pequeno e não entrar, a não ser que se mostre quem somos e o que fazemos que os outros não fazem.

Mostrar familiaridade, as grandes cadeias são conhecidas porque todos os dias somos bombardeados pela sua publicidade. E necessário ter uma sinaléctica na porta, bem visivel do outro lado da estrada, é preciso criar um logotipo que defina o conceito do restaurante e uma pequena frase que se leia rápido e defina a missão do restaurante (esta frase deve-se repetir noutros sitios do restaurante).

Ter cartões de negócio. Pode pensar que não é necessário mas, na realidade é muito importante. Porque da próxima vez que alguém falar do seu restaurante a outra pessoa, não vai esquecer o nome, porque tem o cartão de negócio e mostra. E necessário que seja um cartão vistoso e pomposo com o logotipo e a tal frase...

Qual a especialidade do restaurante? Tem alguma? E bom que a tenha. Tem que se dar uma razão aos clientes para se deslocarem ao restaurante. Seja ela uma boa massa, pizza ou só produtos locais, ou a melhor sobremesa, ou recebe bem as crianças ou é vegetariano. O que oferece que os outros grandes restaurantes não oferecem?

Fazer parcerias com outros comerciantes locais. Os únicos concorrentes são os outros restaurantes. Com estas parecerias pode dividir custos de publicidade, complementar serviços, angariar novos clientes, trocar descontos, etc...

Ter sempre boas promoções. Manter as margens altas de forma a que se possa sempre fazer promoções que valham a pena entrar no restaurante. Aprender com os supermercados locais é uma boa técnica. Os preços destas promoções devem ser mesmo baixos e, muitas vezes até podem não fazer ganhar o que se espera mas, a realidade é que gera rotação de clientes e, muitas vezes vender itens do menu que até o próprio cliente não esperava consumir.

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