quarta-feira, 15 de maio de 2013

Estratégias Low-Cost para Restaurantes


Marketing na restauração tem a finalidade de aumentar a factura média por cliente, trazendo mais clientes à porta e criar vendas repetidas a longo e médio-prazo. No entanto, não se necessita gastar paletes de dinheiro numa boa campanha de marketing.

Menciono aqui algumas estratégias que se pode implementar em restaurantes:

1. O "passa palavra", a ferramenta mais eficaz do marketing. A única forma de criar um bom buzz acerca do seu restaurante é ter um ambiente fabuloso e uma comida realmente com um gosto soberbo;

2. Social Media Marketing, mais e mais as tecnologias da informação afectam a decisão dos clientes na escolha de um restaurante. O Facebook e o Twitter são grátis e existe uma possibilidade enorme de informar e gerar conteúdos acerca das actividades diárias do restaurante;

3. Programas de fidelização. Estes programas oferecem incentivos, normalmente pequenos descontos direccionados para os clientes que mais frequentam o restaurante. Isto também o ajuda a enriquecer a sua base de dados de clientes e a melhor direccionar campanhas ou eventos específicos;

4. Up-Selling. Esta é a ferramenta mais eficaz e barata das vendas. Formar os colaboradores a venderem mais do que aquilo que o cliente pede, desde que não hajam "abusos" de confiança;

5. Eventos de Marketing. Escolha eventos divertidos e diferentes para animar a sala de jantar. Quanto mais tempo e animados os clientes e os colaboradores estiverem mais fácil é aumentar a factura média por cliente. Não esqueça de promover o evento com flyers Twitter ou Facebook;

6. Marketing de e-mails. Serve essencialmente para enviar cupons de desconto aos clientes, mas também pode servir para informar acerca de uma novidade no menu ou evento a realizar-se. Também para dar os parabéns, mas não envie emails diaramente porque vai parecer spam.

7. SMS Marketing. O mesmo que se faz com os emails.

8. Newsletter do Restaurante. A tradicional Newsletter impressa está a ser substituída pelo Social Media e pelo Marketing de e-mails mas, isso não implica que não o deva fazer e colocar no Facebook.

9. Blogs e Videos. Ter um Head Chef que se dedique a um blog e partilhe as suas experiencia dentro e fora do restaurante acerca de comida é uma boa forma de promover indirectamente o restaurante. Os videos implicam sempre algum investimento, embora sejam uma ferramenta muito forte de marketing e de divulgação para alguns clientes.

10. Marketing do W.C.. Existe um potencial muito grande nas paredes, espelhos e portas das casas de banho dos restaurante, onde pode promover as especialidades do menu ou até mesmo fazer contratos de publicidade com algumas marcas interessadas em pagar o aluguer do espaço.

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