segunda-feira, 20 de maio de 2013

Empratamento (Packaging Food)


Quando a comida tem bom aspecto, partimos do principio que está saborosa. Por isso, se perde cada vez mais tempo a "empratar" de formas mais interessantes e apelativas. Dar ao cliente um banquete para os olhos antes de o dar ao estômago pode melhorar a sua experiência a mesa. Coordenar cores, formas e tamanhos pode transformar um prato comum num prato digno de um restaurante de 5 estrelas.

Dicas:

1. Escolher loiça (pratos) onde caiba a comida que se vai servir e mais algum espaço para dar cor de fundo. Evitar pratos demasiado grandes que façam parecer a porção da comida demasiado reduzida.

2. Ter atenção as porções de vegetais, proteínas e farináceos. Como guia, disponha metade do prato com vegetais e, um quarto de proteínas e outro de farináceos.

3. Seja criativo a dar altura a comida. De altura a comida com finas tostas de pão, por exemplo.

4. Jogue com as cores. Se estiver a servir salada verde, por exemplo, coloque tomates cereja ou beterraba bem no centro. Vermelho e verde são cores complementares e uma faz sobressair a outra.

5. Se o prato está com pingos de molho nas bordas ou fora do sitio onde devia estar, limpe com lenços de papel, as bordas do prato devem estar impecavelmente limpas.

6. Utilize as guarnições para darem mais cor e sabor ao prato. Por exemplo, utilize um raminho de salsa em pratos mais mediterrânicos e de alecrim em pratos mais franceses.

Sem comentários:

Enviar um comentário