segunda-feira, 6 de maio de 2013

Atrair o turista pela Gastronomia


A comida sempre desempenhou um papel importante no sector do turismo. As estatísticas indicam  que o jantar é uma actividade muito importante quando se viaja. O impacto que a imagem de um restaurante pode criar só num simples jantar pode afectar a opinião acerca de um país. Podemos sair de barriga vazia de um restaurante mas, as nossas memórias ficam sempre.

Então o que procuram os turistas? Qualidade (serviço/comida&bebida), experiência, cultura. E, como devemos combinar estas variáveis de forma a criarmos uma boa percepção ao cliente? Pois, é preciso investigar...tudo depende da localização do restaurante. Do que o cliente procura na zona de influencia desse restaurante (desde a ida a um cinema ou concerto, a um passeio cultural).

Tudo tem de ser pensado ao pormenor e não devemos esquecer que tudo o que é novidade cria novos mercados e logo novas oportunidades de negócio. Mas no entanto o risco será também maior. Por isso, convém definir em que nicho o turista terá mais interesse na comida, assim definimos seis principais nichos (de maior interesse para menor interesse na comida respectivamente): Gourmet, Gastronómico,  Cozinha, Culinário, Rural/Urbano e Viajar. 

Mas, independentemente do segmento em que o turista se inclui, muito se tem debatido que o mais importante ainda continua a ser 1º o destino da viagem e 2º as tendências da gastronomia. Por isso, o focus de um restaurante deve estar sempre na reformulação do serviço/produto que se oferece.

Sem comentários:

Enviar um comentário