A geração Y (os nascidos entre 1978 e 1999) vai continuar a ser a geração que mais paixão e interesse tem pela comida e essa tendência irá continuar durante mais tempo. Esse interesse traduz-se na cultura/herança, na origem, na preparação e apresentação da sua comida.
Esta geração de clientes é uma geração que procura boas oportunidades de preço e qualidade e, por isso, tornaram-se os clientes mais étnicos de sempre. A classe média tem sentido um grande rombo nas suas carteiras (a nivelo mundial) e a classe média tende a adaptar-se a esta situação e logo também os hábitos de consumo.
Todos estamos a assistir a um novo modelo de consumo e todas as marcas de retalho alimentar e até alguns restaurantes bombardeiam o mercado com programas de fidelização, na tentativa de captar mais clientes e manter os actuais. Iremos assistir a algumas marcas tradicionais perderem a sua quota de mercado para as pequenas lojas de bairro (mais perto do cliente e mais transparentes na sua relação comercial).
São 10 principais as tendências do mercado no sector alimentar a ter em conta:
1. Sustentabilidade - parar o desperdício e aumentar a reciclagem de alimentos;
2. Saúde e bem-estar - petiscar e mini-refeições, sentar e apreciar um bom ambiente com porções mais reduzidas;
3. Saúde e bem-estar - o boom dos diabetes e das doenças cardiovasculares, este fenómeno é já uma realidade, é necessário uma nova abordagem nos menus, com novos e mais saudáveis ingredientes.
4. Economia e as novas proteínas. O preço da carne e do peixe a aumentar, novos substitutos mais económicos são necessários.
5. Estilos de vida - o pequeno-almoço torna-se a refeição mais importante do dia. Os benefícios desta refeição alterarão o consumo no dia-a-dia.
6. Comida congelada transforma-se em Congelação de Alimentos - o consumo de congelados diminuiu (por falta de confiança dos consumidores nos ultra-congelados processados) mas, com as novas técnicas de congelação rápida, novas formas de apresentação dos alimentos estão também a aparecer (por exemplo, refeições étnicas em porções mais reduzidas);
7. O Homem no Supermercado e na Cozinha, a orientação para a decisão da comida está a tornar-se mais masculina;
8. A próxima geração da mobilidade tecnológica: Testes para Alérgicos, produtos curativos, orgânicos e cozinhar a própria refeição. Os iphones e os apps mudaram tudo.
9. Estilo de Vida: A Geração Y torna-se o maior consumidor mas também a maior população activa. Um cliente com mais tempo livre e com maior conhecimento técnico da sua alimentação.
10. Transparência - quem faz a nossa comida? Uma geração mais atenta e mais activa nos seus direitos como consumidor.